Empresários mostram força no II Salão Baiano de Turismo, em Salvador
No ano passado, o diretor geral da Prado Tour, Luiz Antônio Almeida, participou da primeira edição do Salão Baiano de Turismo. Durante o evento, realizou diversos contatos e revelou que conseguiu comercializar seus pacotes para o município de Prado, situado na região conhecida como Costa das Baleias, extremo sul da Bahia. Para esta edição do Salão, que acontece entre os dias 10 e 14 de abril, no Centro de Convenções, em Salvador, o empresário mantém a expectativa de bons resultados. O evento será aberto oficialmente na quarta-feira (10), às 18h, com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro do Turismo, Gastão Vieira, além de autoridades e empresários do setor.
Luiz Antônio estará no estande da Costa das Baleias, um dos oito espaços, criados pelo Sebrae, que serão destinados para a divulgação de regiões turísticas da Bahia. Além dessa, serão contempladas as seguintes regiões: Baía de Todos os Santos, Chapada Diamantina, Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento e Lagos e Cânions do São Francisco. Os estandes foram viabilizados pelo Sebrae.
O empresário de Prado está desde 2007 atuando no segmento de turismo receptivo e na comercialização de pacotes turísticos para o município, conhecido pelas suas belezas naturais. Luiz Antônio destaca que a participação no Salão do Turismo é uma grande oportunidade para ampliar a divulgação do destino. “As Rodadas de Negócio são fundamentais para termos esse encontro frente a frente com compradores de diversas partes do mundo”, destaca.
No estande Baía de Todos os Santos, empresários de Salvador, Itaparica e Praia do Forte estarão representados pelas respectivas Centrais de Negócios, formadas a partir do programa Qualificação Empresarial no Turismo: Polo Salvador e Entorno, convênio entre Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado . Uma das centrais que estará presente é a Itaparica Ilha de Negócios, que reúne 25 empresas. A empresária Aurita Faria integra o grupo e é proprietária da Pousada Norage há 18 anos. Ela também ressalta que a participação no II Salão do Turismo traz expectativas de bons negócios.
A empresária afirma ainda que a partir da Central de Negócios, formada com o apoio do Sebrae, ocorreram mudanças significativas no setor turístico em Itaparica. “Percebemos que juntos obtemos resultados muito melhores, a exemplo da redução de custos e da maior visibilidade obtida. Participar do Salão de Turismo através da central reforça esse conceito”, diz.
Outro grupo que estará no estande Baía de Todos os Santos é a Central Forte de Negócios, que reúne 24 empresas da Praia do Forte, Litoral Norte do Estado. A empresária Djanira Dias, proprietária da 2D Promoção e Eventos, destaca a oportunidade para atrair novos compradores, mas também fortalecer a Central de Negócios. “O Salão proporciona ainda uma interação entre os empresários do trade, possibilitando troca de experiências”, completa.
Rodadas reúnem compradores e ofertantes - No mesmo local do II Salão Baiano de Turismo, o Centro de Convenções, em Salvador, acontece nos dias 11 e 12 de abril a 22ª Brazil National Tourism Mart 2013 (BNTM), criada em 1992, por uma iniciativa da Fundação CTI-NE (Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), que teve o apoio do Sebrae na organização da Rodada de Negócios de Turismo. O objetivo da BNTN na Rodada é aproximar o trade turístico nacional das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais para o Brasil.
A partir da seleção feita pela BNTM, o Sebrae Bahia inseriu as empresas no sistema da Rodada, cruzando os interesses entre compradores e ofertantes, além de fazer a agenda dos encontros e o catálogo com as informações das empresas. Serão cerca de 300 empresas ancoras, entre operadoras de turismo nacionais e internacionais, e cerca de 198 empresas ofertantes, como hotéis, pousadas, empresas de turismo receptivo e locadoras de veículos.
Ainda paralela ao II Salão de Turismo e da 22ª BNTM acontece a III Feira da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem. Confira a programação do II Salão Baiano de Turismo,